10 de julho de 2009

Escrever...

por Mia Couto... ou por Manoel de Barros...

Uns nasceram para cantar, outros para dançar, outros nasceram simplesmente para serem outros. Eu nasci para estar calado. Minha única vocação é o silêncio. Foi meu pai que me explicou: eu tenho inclinação para não falar, um talento para apurar silêncios. Escrevo bem, silêncios, no plural. Sim, porquê não há um único silêncio. E todo o silêncio é música em estado e gravidez. Quando me viam, parado e recatado, no meu invisível recanto, eu não estava pasmado. Estava desempenhado, de alma e corpo ocupados: tecia os delicados fios com que se fabrica a quietude. Eu era um afinador de silêncios.
Mia Couto, em Antes de nascer o mundo *
Uso a palavra para compor meus silêncios. Não gosto das palavras fatigadas de informar. Dou mais respeito às que vivem de barriga no chão, tipo água pedra sapo.
Manoel de Barros, em O apanhador de Desperdicios **
.
* Capturado do blog da Ju - http://contraovicio.blogspot.com/
** Ele inteiro aqui - Compondo silêncios

2 comentários:

Jú Pacheco disse...

Agora entendi o que é "capturado"

rs...

Este livro é lindo demais!!
Qdo der, aprecie.

fernanda disse...

lindo lindo