24 de abril de 2009

Quando chegou aqui,

ela tinha uma fisionomia de sertão.
Pois o sertão tem toda uma espécie de vida muito particular. Mandacaru por exemplo, é um cactus nativo do nordeste. Sobrevive a periodos grandes de seca, porque dentro dele tem uma reserva de água, em seu caule e até nos espinhos. Dele nasce uma flor muito bonita. Essa flor, a flor do mandacaru, tem um tempo seu de nascer: só a noite. Dizem que quando floresce é sinal de fertilidade no sertão:

“Mandacaru quando fulora na seca é o siná que a chuva chega no sertão.
Toda menina que enjôa da boneca é siná que o amor já chegou no coração...”
(L.Gonzaga)

Desse modo mesmo, minha vó tem um jeito muito dela de fazer as coisas. Seus desenhos são como aqueles de cordel. Sua caligrafia é das mais bonitas. E seu cantar... Tem um jeito de quem nasce lá.

Um dia, há anos atrás, resolvi paparicar a dona. Paparicar assim, abraçar, encher de beijo... Isso naquela época seria um desafio... A poeira da seca havia constituído uma camada que lhe protegia deste tipo de manifestação. Carmelia com seus braços forte quase sempre me jogava longe e ralhava comigo:
- Deichta de bestage bicha besta!
Eu achava graça e fiz desse um exercício diário. Já não sei qual foi o dia que essa casca amoleceu, mas hoje essa mulher adora um cheiro e até fala de suas saudades.

4 comentários:

Pérola disse...

Com lágrimas no cantinho do olho...

. disse...

Muito bom o nome do seu blog! Quando abri não conseguia para de rir...
Vc postou um comentário lá no meu blog, pedindo a continuação de um texto... Posso te perguntar uma coisa: qual texto vc comentou?
O sistema de comentários que eu uso lá e meio antigo e ele não me fala em qual foi! rsrsrsrs...

. disse...

Descobri pq eu não lembrava da continuação do post da Samsara Corporation...
É pq ele não era pra ser publicado ainda!!!! hahahahahahaha....
Quando me surgem as idéias eu vou escrevendo e salvando no próprio blogger como rascunho... Sei lá pq esse texto foi parar no site...
Na verdade nem é texto, é um roteiro de um filme...
Vou ficar te devendo a continuação por enquanto, pq ela ainda não existe! :P
bjs

Unknown disse...

Como somos capacapazes de amar, sonhar,persistir, transformar...viva o que se tem de mais humano... o poder de amar!