30 de junho de 2010

Fora da palavra
Quando mais dentro aflora

(Caetano e Milton)

29 de junho de 2010

Fora da palavra
Quando mais dentro aflora

(Caetano e Milton)

28 de junho de 2010

a insonia é plural

a insonia são essas idéias a não querer sonhar

25 de junho de 2010

Preâmbulo às instruções para dar corda ao relógio

Cortazar

Pense nisto: quando dão a você de presente um relógio estão dando um pequeno inferno enfeitado, uma corrente de rosas, um calabouço de ar. Não dão somente o relógio, muitas felicidades e esperamos que dure porque é de boa marca, suíço com âncora de rubis; não dão de presente somente esse miúdo quebra pedras que você atará ao pulso e levará a passear. Dão a você - eles não sabem, o terrível é que eles não sabem - dão a você um novo pedaço frágil e precário de você mesmo, algo que lhe pertence mas não é seu corpo, que deve ser atado a seu corpo com sua correia como um bracinho desesperado pendurado a seu pulso. Dão a necessidade de dar corda todos os dias, a obrigação de dar-lhe corda para que continue sendo um relógio; dão a obsessão de olhar a hora certa nas vitrinas das joalherias, na notícia do rádio, no serviço telefônico. Dão o medo de perdê-lo, de que seja roubado, de que possa cair no chão e se quebrar. Dão sua marca e a certeza de que é uma marca melhor do que as outras, dão o costume de comparar seu relógio aos outros relógios. Não dão um relógio, o presente é você, é a você que oferecem para o aniversário do relógio.

(fragmento de Histórias de Cronópios e Famas, escrito por Cortazar em 1962, direto da bolsa da Van, leituras desta semana, do lado de fora do hospital)

17 de junho de 2010

de ouvidos bem fechados?

Ivone outro dia chegou cansada, disse que apesar de prazeroso, era cansativo estar tanto tempo tentando compreender e ser compreendido em lingua estrangeira ainda pouco conhecida. O caminho curioso e único de compreender o outro em sua lingua estrangeira... Por sua vez Sofia sempre falava de seus cansaços em falar português por muito tempo, pedia de repente a todos na mesa do bar - agora preciso falar um pouco de italiano, mesmo que vocês não entendam - e nos divertiamos na tentativa de entendimento da lingua irmã latina, mas foi ontem, que tive a sensação mesma e apesar das semelhanças, completamente diferente. Sim, pois com o mesmo esforço de compreensão, com o mesmo cansaço, mas com a diferença de que as linguas faladas aparentemente eram as mesmas.

10 de junho de 2010

dia do avesso

e algo que estava dentro se aflorou
e algo que estava fora adentrou

9 de junho de 2010

"vamos ouvir esse silêncio meu amor

amplificado no amplificador
do estetoscópio do doutor
no lado esquerdo do peito esse tambor"
(A.Antunes e C.Brown)